domingo, 21 de março de 2010



5. É vontade de Deus que creçamos espiritualmente.


"Por isso mesmo, vós, reunidos toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade a fraternidade; a fraternidade o amor." (2 Pedro 1.5-7).

Algumas pessoas parecem crer que precisamos em apenas receber o Senhor em nossa vida e depois sentar-nos e esperar que ele nos leve para o céu. Não é o que dizem os versículos transcritos acima. Eles ensinam que temos de usar toda a diligência para aumentar a fé, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade e o amor fraternal. Cada um de nós precisa cuidar de seu crescimento espiritual, precisa alimentar-se espiritualmente. Não podemos ficar esperando que os pastores ou a liderança da igreja estejam sempre a "escorar" nossa fé para que não caia. Há crentes que só se alimentam espiritualmente de domingo em domingo.
Assim iniciam a semana com grande disposição. Mas quando chegam ao sábado já perderam o entusiasmo e, no dia seguinte mal conseguem arrastar-se até a igreja para receber outra injeção de soerguiment espiritual. Embora tal atitude, até certo ponto, seja compreesível no casode um crente novo, se persistir assim por muito tempo, teremos razões para supor que alguma coisa está errada.
O Apóstolo Paulo fala sobre os que se alimentam do "leite da palavra", e contrasta com alimento sólido. Um bebê nã consegue alimentar-se sozinho e precisa que alguém lhe dê a mamadeira. Assim também o crente novo também precisa de que outrem o ajude a compreender as verdades bíblicas. É natural e às vezes até engraçadinho ver um bebezinho babar e sujar-se todo ao tomar o mingau. Mas se virmos um adulto nessa condição - e todos nós já vimos adultos mentalmente retardados que não conseguem alimentar-se por si mesmos - a cena nos causa tristeza e compaixão. E infelizmente existem muitos crentes que ainda não usaram de toda a diligência para desenvolver sua fé, e sofrem de um retardado espiritual.
Duas práticas importante ao desenvolvimento de nossa fé são a oração e a leitura da Bíblia. Pela Palavra, Deus se revela a nós, e pela oração temos acesso a Ele, para apresentar-lhe nossos problemas a orar e a interceder. Existem inúmeros livros bons que nos oferecem orientação sobre o cultivo da comunhão com Deus. Pela leitura deles, podemos aprender a orar para nós alimentar espiritualmente, .
Além disso, existem manuais com orientações sobre estudo e leitura bíblica que podemos utilizar. Alguns deles focalizam a Bíblia livro por livro; outros fazem um estudo por tópicos. É bom experimentar os diversos métodos existentes para ver o que maisnos agrada. Mas uma vez definido, fiquemos com o método escolhido. Assim que passamos a estudar a Bíblia regularmente, começamos a gozar de um relacionamento mais estável e maduro com Deus e colher os frutos dEle. Aprenderemos ainda ter maoir confiança na palavra a a buscar nela solução de nossos problemas.
Não é do agrado de Deus que fiquemos espiritualmente retardados, incapazes de desenvolver a nova vida que Ele nos concedeu. Ele deseja que atinjamos a maturidade, isto é, que saibamos nutrir-nos do alimento espiritual, e estejamos capacitados a permanecer firmes diante de qualquer adversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário