sábado, 6 de março de 2010


6.vontade de Deus que nos sujeitemos às autoridades governamentais.

"Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor; quer que seja ao rei, como soberano; quer as autoridades como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores, como para louvores dos que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do m, façais amadurecer a ignorância dos insensatos." (1Pedro 2.13-15).

Certa ocasião uma menina se encontrava no carro de um homem que não conhecia muito bem, rodando uma via expressa em Los Angeles. Depois de alguns instantes ele pisou forte no acelerador, guiando em alta velocidade. Em dado momento ele olhou para a menina e, como para justificar-se falou que estava com o "demônio da velocidade". A certa altura, apareceu por trás deles um carro da polícia. Como que por milagre, no mesmo instante conseguiu controlar o seu "demônio", que se manteve bem comportado enquannto a polícia se achava próxima. Mas assim que eles pegaram uma das saídas da estrada e sumiram de vista, ele se manifestou de novo. Essa história pode ter seu lado engraçado, mas ao mesmo tempo trata-se de uma questão muito séria. Quando aos nossos superiores, mesmo que seja numa via expressa, estamos horrando a Deus.
A maioria das pessoas não tem problema em submeter-se às quando estas são honestas e altruístas. Mas e quando as leis dos homens contrariam as leis de Deus? Nesse caso, temos de colocar a lei e Deus acima das dos homens. Só a Deus podemos predtrar obediência absoluta. O senhor instituiu os governos para o bem da humanidade. Mas se as autoridades cometem excessis e abusam do poder e do povo que governam, terão de prestar contas a Deus e a gente a quem servem.
Há casos em que para obedecermos às leis de Deus, temos de desobedecer às dos homens ou pleo menos entrar em conflito com as determinações dos governantes. Nós, os crentes precisamos nos dispor a fazer frente à injustiça, a corrupção, aos preconceitos, à imoralidade, à opressão e a qualquer outra forma de mal. Entretanto devemos fazê-lo en amor, pois o evangelho é tão radical que ordena que amemos nossos inimigos (Lucas 6.32-36). É nisto que reside o poder ao cristianismo: podemos desobedecer com espírito de submissão, resistir ao mal em amor, e de forma intensa e com fervor recusar-nos a ceder diante dos homens maus e sistemas corruptos. Contudo ao mesmo tempo podemos perdoar àqueles que pecam contra nós.

Um comentário:

  1. Ola gI!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir